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Saída dos passageiros-aeroporto cabo Ruivo |
Curiosamente, este Boeing, que viu terminados os seus dias entre nós, acabou por ficar ligado à história por ter sido o primeiro a ser utilizado no transporte de correio aéreo, entre a América e a Europa, em 20 de Maio de 1939. Requisitado pela marinha dos Estados Unidos, era operado pela Pan American Airways e utilizado nos voos regulares entre o continente americano e a Europa, através de Lisboa e até Marselha.
“ A tragédia foi de curta duração. Passavam poucos minutos depois das 16 e 30. O Tejo estava coberto por nuvens negras, pesadas. Estalara uma trovoada sobre Lisboa. Abafava-se. Não soprava uma aragem.
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In Diário de Lisboa |
Assim relatava o Diário De Lisboa de 23 de Fevereiro de 1943, o acidente ocorrido no dia anterior.
A aeronave, com a sua lotação no máximo era oriunda América, tendo feito escala nas Bermudas e nos Açores –Horta.
Pelas indicações radiotelefónicas, tudo corria bem a bordo, preparando-se o hidroavião para amarar, fazendo para isso a segunda volta de reconhecimento sobre as condições do rio. Ao passar na chamada cala de Alcochete, o avião fortemente inclinado sobre a direita, tocou com a asa na água começando imediatamente a afundar.
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Clipper no Tejo |
Como curiosidades deste acidente, ressalte-se o facto de o número de sobreviventes ter sido mais exatamente quinze, sendo que entre estes se encontrava a cantora Jane Froman, por muitos considerada a maior cantora da América. Igualmente o piloto Rod Sullivan, um veterano de mais de 150 travessias do Atlântico e 55 travessias do Pacífico, sobreviveu, tendo abandonado de seguida a profissão.
Mais tarde, depois de recuperar dos severos danos físicos a que foi submetida, Jane Froman, acabou por casar em 12 de Março de 1948, com o copiloto John C. Burn, que a tinha salvo aquando acidente.
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